Abril Marrom | Mês de Prevenção e Combate às Diversas Espécies de Cegueira
Hospital_Yano_-_Abril_Marrom_-_Banner_Site

O Hospital de Olhos Yano apoia a campanha Abril Marrom | Mês de Prevenção e Combate às Diversas Espécies de Cegueira. E é por meio dela que queremos trazer luz para seus olhos com informações importantíssimas que podem evitar que afirmações como esta aumentem:

“A cada 5 segundos uma pessoa fica cega no mundo.”

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Entre as causas mais comuns de cegueira evitável no Brasil estão: a catarata, o glaucoma, os erros refrativos (miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia), a retinopatia diabética e a degeneração macular relacionada à Idade (DMRI).

Essas doenças atingem milhares de pessoas e podem ser tratadas quando diagnosticadas precocemente. A visita ao oftalmologista deve ocorrer desde a primeira infância e em todas as fases da vida é preciso monitorar a saúde dos olhos. 

Muitas dessas doenças são silenciosas, não apresentando sintomas nas fases iniciais, detectá-las precocemente previne a perda da visão.

A diversidade da cegueira

Uma pessoa com deficiência visual nem sempre é cega. Na verdade, a maioria das pessoas com deficiência visual enxerga um pouco, ou têm baixa visão.

Portanto, a cegueira é diversa e cada pessoa com limitação visual tem a sua percepção imagética do mundo. Os tipos e níveis de perda da visão podem ser medidos em termos de acuidade visual, campo visual, percepção de contraste, etc. 

E, uma pessoa é considerada deficiente visual quando, mesmo com a melhor correção óptica, continua a ter uma visão inferior à considerada normal. Percebe-se que a cegueira não é apenas a perda total de visão ela é diversa, o que significa que cada pessoa com deficiência visual é única.

Como surgiu o Abril Marrom

O Abril Marrom – Mês de Prevenção e Combate às Diversas Espécies de Cegueira – surgiu em 2016 a partir da iniciativa do Professor Doutor Suel Abujamra — Oftalmologia e ex-presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO). Ele foi um profissional responsável por avanços na saúde ocular brasileira.

Por que Abril?

A campanha Abril Marrom | Mês de Prevenção e Combate às Diversas Espécies de Cegueira teve Abril como escolhido por ser neste mês comemorado o Dia Nacional do Braille, no dia 8 de abril. A data é o nascimento de José Álvares de Azevedo (8 de abril de 1834) o professor responsável por trazer, em 1850, o alfabeto Braille ao Brasil.

Por que Marrom?

A cor marrom foi a escolhida para a Campanha, por ser a cor de íris mais comum nos olhos dos brasileiros.

Campanha Abril Marrom Yano

Na campanha Abril Marrom | Mês de Prevenção e Combate às Diversas Espécies de Cegueira, o Hospital de Olhos Yano quer trazer uma mensagem de que, de uma hora para outra, podemos perder a visão e deixar de vivenciar de forma plena momentos simples, mas significativos em nossa rotina. 

Exemplificamos em breves frases, situações que representam essa perda ou restrição causada pela baixa visão ou cegueira. 

Confira! Em um piscar de olhos …

Leia também:

Consulta Oftalmológica para Glaucoma: Diagnóstico e Tratamento

Glaucoma: Conheça os sinais e agende sua consulta para glaucoma conosco

Catarata: Sintomas e soluções. Saiba mais em nossa consulta especializada para catarata

WhatsAppTelegramMessengerFacebookTwitterEmail
×