Consulta oftalmológica pediátrica

A consulta oftalmológica pediátrica é uma parte fundamental do cuidado com a saúde das crianças. Principalmente, pelo fato dos exames oftalmológicos regulares detectarem problemas precocemente, aumentando assim a eficácia do tratamento, além de prevenir diversas outras doenças e problemas de visão.

 

Idade para a primeira consulta

Na verdade, o acompanhamento oftalmológico pediátrico deve ser intenso e frequente no primeiro ano de vida do bebê. Pois é nesse período que os olhos se desenvolvem mais — em um ritmo maior até que os outros órgãos do corpo.

A primeira consulta oftalmológica de uma criança é recomendada no primeiro mês de vida do bebê. A Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP) e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomendam o seguinte cronograma para exames oftalmológicos em crianças:

Os recém-nascidos devem ser submetidos ao teste do reflexo vermelho e inspeção dos olhos para avaliar a presença de anomalias oculares pelo pediatra ainda na maternidade.

Crianças de 6 a 12 meses necessitam de um exame oftalmológico mais abrangente e entre 3 a 5 anos (idealmente aos 3 anos) devem passar por um exame completo.

Entre 5 e 8 anos, as crianças precisam ser submetidas à triagem anual da visão monocular, e aquelas que falharem (acuidade visual inferior a 20/40 em pelo menos um olho), devem ser submetidas a um exame completo.

É muito importante seguir a indicação etária estabelecida, uma vez que, estudos forneceram evidências de que várias exibições visuais nos primeiros 7 anos de vida reduzem a prevalência de ambliopia.

Rotina de consulta

A rotina de uma consulta oftalmológica em crianças geralmente segue um conjunto de passos cuidadosos para avaliar a visão e a saúde ocular, que vai além da coleta de informações detalhadas sobre a história médica e ocular da criança, bem como da história familiar de problemas visuais.

É necessário realizar exame visual geral para observar o comportamento da criança, seus olhos, movimentos oculares e qualquer sinal externo de anormalidade. Também é avaliada a acuidade visual usando cartas de Snellen ou outros métodos adequados à idade da criança.

Há ainda:
Testes de Refração;
Motilidade Ocular;
Exame do Fundo de Olho;
Testes de Visão Binocular;
Teste de Cores;
Avaliação da Pressão Ocular.

Outro momento na consulta é a avaliação da saúde ocular geral que inclui a inspeção das pálpebras, conjuntiva e córnea. Após o exame, o oftalmologista discute os resultados com os pais ou responsáveis, fornecendo orientações sobre qualquer problema detectado e explicando o plano de tratamento, se necessário.

É importante lembrar que a abordagem específica pode variar com base na idade da criança, suas habilidades de comunicação e a presença de quaisquer condições específicas. Em todos os casos, a consulta com um especialista visa garantir o desenvolvimento visual saudável e identificar precocemente quaisquer problemas que possam afetar a visão da criança.

Percebeu a necessidade de levar o seu filho ao oftalmologista? Para nós, do Hospital de Olhos Yano, a saúde dos seus olhos é prioridade. Temos como foco a excelência em nossos atendimentos, a segurança de nossos processos, a modernidade de nossos equipamentos e a qualidade da visão de nossos pacientes.

Procure uma de nossas unidades, localizadas em Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, e agende a sua consulta.

Saiba mais sobre comportamento infantil, saúde ocular e uso de telas no nosso episódio Yanocast:

Consulta oftalmológica pediátrica
Consulta oftalmológica pediátrica
Consulta oftalmológica pediátrica
Consulta oftalmológica pediátrica
×