Cirurgia de catarata

A cirurgia de catarata é um procedimento realizado para tratar a opacificação do cristalino do olho, que é conhecida como catarata. A catarata ocorre quando a lente natural do olho, o cristalino, fica turva, resultando em visão embaçada e dificuldade em enxergar. É segura e eficaz, com uma alta taxa de sucesso.

O que é  catarata e quando operar?

Como é feita a cirurgia de catarata

Antes de realizar a cirurgia é necessário que o oftalmologista realize uma avaliação completa do olho para determinar o grau da catarata e a saúde geral dos olhos. Na cirurgia, o cristalino turvo é removido e substituído por uma lente intraocular (LIO).

Existem diferentes tipos de LIOs disponíveis, e o especialista ajudará a escolher o tipo adequado com base nas necessidades do paciente.

Confira como é feita a cirurgia de catarata!

Anestesia

A cirurgia de catarata geralmente é realizada sob anestesia local, o que significa que o paciente permanece acordado, mas a área ao redor dos olhos é anestesiada para evitar dor ou desconforto. Em alguns casos, pode ser usada anestesia geral.

Facoemulsificação

É o método mais comum para remover a catarata. Um pequeno corte é feito na córnea, e uma sonda de ultrassom (facoemulsificador) é usada para quebrar e aspirar a catarata. Após a remoção da catarata, a LIO é inserida no mesmo local onde o cristalino foi removido. A LIO permanece no olho permanentemente e não requer cuidados especiais.

Pós-operatório e recuperação

Cuidados pós-operatórios são necessários, os pacientes são orientados a evitar esforço físico intenso, esfregar os olhos e expor os olhos à água durante o período de recuperação.

Também são prescritos colírios e medicamentos para prevenir infecções e controlar a inflamação.
A recuperação da cirurgia de catarata é geralmente rápida. Os pacientes podem experimentar uma melhora na visão quase imediatamente, mas a visão total pode levar alguns dias ou semanas para se estabilizar completamente.

Onde fazer a cirurgia de catarata?

Agora que você já sabe o que é e como ela funciona é importante que discuta todas as opções, riscos e benefícios da cirurgia com seu oftalmologista antes de tomar uma decisão. Cada caso é único, e o oftalmologista pode fornecer informações personalizadas com base na sua condição ocular.

No Hospital de Olhos Yano, unidades Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, a saúde dos seus olhos é prioridade. Temos como foco a excelência em nossos atendimentos, a segurança de nossos processos, a modernidade de nossos equipamentos e a qualidade da visão de nossos pacientes.

Portanto, agora você não tem motivos para não cuidar da sua visão e melhorar a sua qualidade de vida. Entre em contato conosco!

 

Conheça todas as unidades do Hospital Yano no Tocantins.

Hospital de olhos
×