Sim. O alto grau de miopia (a partir de cinco graus) é um dos fatores de risco para o deslocamento da retina – uma das camadas internas do olho. A miopia é um distúrbio da formação da imagem, que pode estar associada a diversas doenças retinianas. Por isso, quem tem miopia deve ficar atento a saúde dos olhos e visitar regularmente um oftalmologista. O deslocamento de retina pode, inclusive, levar a perda total da visão.

Olhos com miopia crescem mais do que o esperado, principalmente em pessoas que têm acima de cinco graus. Isso faz com que a retina tenha uma fragilidade maior, a tornando mais suscetível a rompimentos, causando rasgaduras da retina que podem ser espontâneas ou causadas por traumas e que levam ao seu descolamento.

O descolamento da retina é considerado um caso de urgência oftalmológica. Assim que apontado o diagnóstico, o paciente deve passar por cirurgia o quanto antes, porque pode acontecer a morte da retina e, consequentemente, a perda da visão. Embora não haja risco de vida para o paciente, existe risco de vida do órgão.

Como identificar
O descolamento não provoca dor. O primeiro sinal do problema é notar pontos luminosos, como flashes, com o olho fechado. Depois, você sente perda de uma parte do campo de visão. Na suspeita do descolamento da retina não use nenhum remédio ou colírio nos olhos. Procure o mais rápido possível por um hospital ou um especialista. Quanto maior a demora para diagnosticar e tratar, mais tempo a retina ficará doente e poderá levar a danos na visão.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do descolamento de retina é feito com um exame clínico chamado oftalmoscopia. O médico utiliza um aparelho com um foco de luz e uma lente de aumento, para fazer um mapeamento da retina, observar as bolsas de líquido no tecido e se há rasgos ou furos.

Sequelas
O resultado da cirurgia não depende somente de colocar a retina no lugar e sempre deixará sequelas. Em alguns casos, pode haver uma perda mínima, quase imperceptível, da visão, enquanto em outros, o que ocorre é o paciente passar a enxergar parcialmente, somente luz, só vultos ou ser acometido pela cegueira.

Prevenção
Muitas vezes, quem tem miopia procura o oftalmologista apenas para uso de óculos, e desconhece que precisa investigar outros problemas que podem comprometer a visão. A fragilidade causada pela miopia deixa o olho predisposto a várias outras doenças. Por isso, devem procurar um oftalmologista e fazer exames de visão regularmente.

Lembre-se: seus olhos merecem cuidados, mesmo que você esteja sem nenhum problema aparente de visão. Algumas enfermidades podem ser prevenidas ou tratadas se diagnosticadas precocemente.

WhatsAppTelegramMessengerFacebookTwitterEmail

Tipos de estrabismo

Popularmente conhecido como "olho torto”, o estrabismo é o desalinhamento dos olhos, ou seja,...

×