Miopia em crianças- Há risco de deslocamento de retina?

Sim. O alto grau de miopia (a partir de cinco graus) é um dos fatores de risco para o deslocamento da retina – uma das camadas internas do olho. A miopia é um distúrbio da formação da imagem, que pode estar associada a diversas doenças retinianas. Por isso, quem tem miopia deve ficar atento a saúde dos olhos e visitar regularmente um oftalmologista. O deslocamento de retina pode, inclusive, levar a perda total da visão.

Olhos com miopia crescem mais do que o esperado, principalmente em pessoas que têm acima de cinco graus. Isso faz com que a retina tenha uma fragilidade maior, a tornando mais suscetível a rompimentos, causando rasgaduras da retina que podem ser espontâneas ou causadas por traumas e que levam ao seu descolamento.

O descolamento da retina é considerado um caso de urgência oftalmológica. Assim que apontado o diagnóstico, o paciente deve passar por cirurgia o quanto antes, porque pode acontecer a morte da retina e, consequentemente, a perda da visão. Embora não haja risco de vida para o paciente, existe risco de vida do órgão.

Como identificar
O descolamento não provoca dor. O primeiro sinal do problema é notar pontos luminosos, como flashes, com o olho fechado. Depois, você sente perda de uma parte do campo de visão. Na suspeita do descolamento da retina não use nenhum remédio ou colírio nos olhos. Procure o mais rápido possível por um hospital ou um especialista. Quanto maior a demora para diagnosticar e tratar, mais tempo a retina ficará doente e poderá levar a danos na visão.

Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do descolamento de retina é feito com um exame clínico chamado oftalmoscopia. O médico utiliza um aparelho com um foco de luz e uma lente de aumento, para fazer um mapeamento da retina, observar as bolsas de líquido no tecido e se há rasgos ou furos.

Sequelas
O resultado da cirurgia não depende somente de colocar a retina no lugar e sempre deixará sequelas. Em alguns casos, pode haver uma perda mínima, quase imperceptível, da visão, enquanto em outros, o que ocorre é o paciente passar a enxergar parcialmente, somente luz, só vultos ou ser acometido pela cegueira.

Prevenção
Muitas vezes, quem tem miopia procura o oftalmologista apenas para uso de óculos, e desconhece que precisa investigar outros problemas que podem comprometer a visão. A fragilidade causada pela miopia deixa o olho predisposto a várias outras doenças. Por isso, devem procurar um oftalmologista e fazer exames de visão regularmente.

Lembre-se: seus olhos merecem cuidados, mesmo que você esteja sem nenhum problema aparente de visão. Algumas enfermidades podem ser prevenidas ou tratadas se diagnosticadas precocemente.

WhatsAppTelegramMessengerFacebookTwitterEmail
×