Cuidado com o excesso de tela dos seus filhos nessas férias

Não é uma tarefa fácil ter que se desdobrar para conseguir adaptar a rotina de férias das crianças com os afazeres do dia a dia. Ainda mais quando se fala na energia que esses pequenos tem.

E por isso muitos pais ou cuidadores tendem a direcionar essa tarefa de entreter às telas, por meio de jogos, filmes e programas que despertam o interesse da criançada.

Mas atenção, o excesso de tela pode trazer inúmeros malefícios, veja alguns:

Problemas oculares

Pesquisas demonstram que os distúrbios de visão atingem pelo menos 50 milhões de pessoas no Brasil, entre crianças e adultos, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Desse total, 60% dos casos estão relacionados a cegueira e deficiência visual em função da síndrome da visão (CSV, na sigla em inglês), um problema relacionado ao uso prolongado de computador, smartphone, televisão e tablete, provocando vermelhidão e queimação nos olhos, além de dor de cabeça.

Outro fator importante é que em crianças, a exposição intensa aos eletrônicos pode levar ao desenvolvimento e agravamento de casos de miopia, que podem ser irreversíveis.

O ressecamento dos olhos também pode ser percebido, uma vez que as pessoas tendem a piscar metade das vezes do que acontece normalmente.

Sobrepeso e outros impactos negativos

Crianças que ficam muito tempo na frente das telas tendem a ter uma rotina sedentária, pois substituem as atividades físicas por horas no sofá, além de ter seus estímulos cerebrais prejudicados.

Estudos demonstram que crianças que tem uma exposição exagerada e precoce às telas podem sofrer um atraso no desenvolvimento da fala, de desenvolvimento social e cognitivo.

Enfim, com todos esse fatores negativos, não quer dizer que a proibição do uso de telas seja necessária e sim que haja o equilíbrio deste tipo de distração com outras atividades, como as brincadeiras ao ar livre que envolvam outras pessoas, por exemplo.

Vale ressaltar que as consultas oftalmológicas são fundamentais para garantir a saúde ocular.

Para mais informações entre em contato:
(63) 3214-6800

WhatsAppTelegramMessengerFacebookTwitterEmail
×