Você sabe qual o momento certo para levar seu filho ao oftalmologista?

A saúde dos olhos das crianças merece atenção, desde sempre. É na fase de desenvolvimento da visão que algumas doenças podem ser prevenidas, diagnosticadas e tratadas. A especialidade médica que trata das doenças oculares das crianças e adolescentes é a oftalmopediatria. Continue a leitura e entenda quais são os sinais de alerta.

O primeiro exame oftalmológico que a criança faz na vida, é logo após o nascimento: o Teste do Olhinho. Ele ajuda a diagnosticar diferentes problemas oftalmológicos, que vão desde catarata a câncer.

O diagnóstico precoce, pelo oftalmopediatra, de problemas que afetam a saúde dos olhos na primeira infância é o melhor caminho. Dessa forma, é possível uma efetiva correção ou ter melhores condições de reabilitação da visão.

E para evitar complicações decorrentes de um problema de visão a criança deve ir ao oftalmologista 1 vez ao ano, ou assim que você perceber que algo pode estar errado.

As causas mais comuns de problemas oftalmológicos na infância são:

– Erros de refração (necessidade de óculos).
– Estrabismo (“olho torto”) Ambliopia (“olho preguiçoso”).
– Obstrução de vias lacrimais.
– Catarata congênita.
– Pupila branca.

Sinais que podem indicar alterações visuais:

– A criança tropeça frequentemente ou bate com a cabeça nos móveis. Ela franze a testa para ler o que está escrito na lousa ou mostra dificuldade para ler outdoors passeando de carro.

– Mantém o material de leitura muito perto dos olhos.

– Apresenta secreção nos olhos ou olhos avermelhados.

– Como a criança nem sempre sabe explicar com clareza o que sente, cabe aos pais ou responsáveis identificar o problema e solucioná-lo. Evitando notas baixas na escola e até mesmo a dificuldade no convívio social.

– Além disso pequenas atitudes podem levar ao bom desenvolvimento da visão, como investir em uma boa iluminação no ambiente de leitura e deixar que a criança brinque ao ar livre e não fique apenas em casa assistindo televisão ou usando tablets/celulares.

Recommended Posts