Olhos claros são mais sensíveis à luz?

Não, isso é um mito. Entenda.

A parte colorida do olho é a íris. E a sua pigmentação não tem relação com o modo como os olhos recebem a luz. Esse é o papel das células fotossensíveis, que se encontram na retina, no interior do olho.

Sendo assim, um olho claro e um escuro podem sim, reagir de maneira diferente à luz, mas não porque são de cores diferentes. Inclusive, um olho escuro pode ser mais sensível à luz que o olho claro. Isso porque o que acontece na retina não tem relação com o que acontece na íris.

Independente da cor dos olhos (claros ou escuros), eles precisam de cuidados. O ideal para manter a saúde da visão é visitar o oftalmologista pelo menos 1 vez ao ano.

Sensibilidade à luz

A fotofobia, nome técnico da sensibilidade à luz, é a intolerância ou aversão à luz, ou o desconforto provocado pela luz nos olhos. Pode ser de origem natural, como a luz do sol, ou artificial, como a luz de uma lampada, por exemplo.

A sensibilidade à luz ocorre quando as células fotossensíveis da retina não admitem o excesso de luz, provocando desconforto ocular.

Recommended Posts