Tipos de estrabismo

Popularmente conhecido como “olho torto”, o estrabismo é o desalinhamento dos olhos, ou seja, ocorre quando os olhos não olham exatamente na mesma direção ao mesmo tempo. Há vários tipos de estrabismo e formas diferentes de manifestação, mas também há tratamento.

Tipos de estrabismo
– Convergente (esotropia): quando um ou ambos os olhos se movem para dentro, na direção do nariz.
– Divergente (exotropia): quando um dos olhos se desloca para fora em direção às orelhas.
– Verticais (hipertropia ou hipotropia): desvio em que o olho vai para cima ou para baixo.

O estrabismo também pode aparecer de duas formas diferentes: intermitente, quando se manifesta em alguns momentos; ou constante: quando está presente durante todo o tempo.

Causas do estrabismo:
O estrabismo ocorre devido a uma alteração no sistema neuromuscular dos músculos dos olhos. Ele pode ser hereditário (quando há casos na família), ou não. O desvio pode surgir nos primeiros meses de vida, nas crianças maiores e nos adultos por razões diversas.

Tratamento
O tratamento varia de acordo com cada tipo de desvio. A maioria dos desvios são tratados no consultório com o uso de óculos e tampão, prescritos pelo oftalmologista. Quando esses dois métodos não funcionam, há ainda o tratamento cirúrgico. O estrabismo pode ser tratado e corrigido em qualquer idade, mas os resultados são sempre melhores se o tratamento for seguido à risca e precocemente iniciado.

É importante ressaltar que, se não tratado, o estrabismo pode causar baixa visual do olho desviado. Em todos os casos, é muito importante passar por uma avaliação do médico oftalmologista pediátrico ou especialista em estrabismo para que se faça o diagnóstico correto e se indique o melhor tratamento para cada caso.

Recent Posts