Nutrição e a saúde dos olhos

De acordo com o Instituto Americano dos Olhos (National Eye Institute), uma alimentação saudável é um fator importante para a boa saúde dos olhos. Estilo de vida saudável, dieta adequada associada a prática regular de atividade física, colaboram na prevenção de doenças sistêmicas e ainda, oculares. Há certos alimentos e nutrientes que contribuem, em maior grau, com a saúde dos olhos, prevenindo doenças sérias como a catarata, por exemplo. Conheça alguns deles.

As vitaminas A, C e D, são importantes para uma boa visão e ajudam a prevenir doenças graves como a catarata. A vitamina A, especialmente, atua no combate a cegueira noturna. No geral, estas vitaminas apresentam ação antioxidantes, prevenindo alterações no cristalino e doenças relacionadas à retina (glaucoma, astigmatismo, miopia, deslocamento de retina).

Já os Ômega 3 e 6 apresentam além da ação antioxidante, ação anti-inflamatória, agindo nas células responsáveis pela umidade do olho, aperfeiçoando o tratamento do olho seco (quando os olhos não são capazes de manter a produção de lágrimas necessárias), bem como na prevenção da DMRI, uma doença relacionada à idade, que ocorre em uma parte da retina chamada mácula e que leva a perda progressiva da visão central. A DMRI é a causa mais comum de perda da visão em pessoas acima de 50 anos.

Dieta adequada associada à atividade física, além de prevenir doenças relacionadas a Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial, combatem doenças oculares relacionadas a elas, como a Retinopatia Diabética (complicação que ocorre quando o excesso de glicose no sangue danifica os vasos sanguíneos dentro da retina) e Retinopatia Hipertensiva (distúrbio provocado pelo aumento da pressão arterial que afeta diretamente os vasos sanguíneos da retina.)

Um estilo de vida saudável e uma alimentação adequada são importantes para a sua saúde de forma geral. Doenças sistêmicas, tornam a sua visão mais propensa e vulnerável a doenças oculares. Agora que você já sabe disso, certamente cuidará ainda mais da sua saúde e principalmente, do que você come. Afinal, prevenir é sempre a melhor opção.

Visite regularmente o seu médico oftalmologista.

Recent Posts