Tratamento de ceratocone

O ceratocone é uma condição ocular em que a córnea, a parte frontal transparente do olho, assume uma forma cônica em vez de uma curva normal. O tratamento do ceratocone varia com base na gravidade dos sintomas e na progressão da doença.

E as opções de tratamento incluem:

Óculos ou lentes de contato especiais

Nos estágios iniciais do ceratocone, os óculos podem ser prescritos para corrigir a visão. À medida que a condição progride, lentes de contato especiais, como lentes de contato rígidas gás-permeáveis (RGP) ou lentes esclerais, podem proporcionar uma visão mais nítida por atuar regularizando a superfície do olho.

Lentes de contato esclerais

Lentes de contato esclerais cobrem uma parte maior da córnea, proporcionando uma superfície de visão mais regular e melhorando a visão em casos de ceratocone avançado.

Órteses oculares especiais

Algumas tecnologias mais recentes envolvem o uso de órteses oculares especializadas, como lentes de contato esclerais personalizadas ou lentes de contato híbridas, que combinam características das lentes de contato rígidas e gelatinosas.

Crosslinking corneano

É uma das mais importantes evoluções na medicina da visão nas últimas décadas no tratamento do ceratocone. O crosslinking é um procedimento cirúrgico que retirou um grande número de pacientes da fila do transplante de córnea, que até meados dos anos 2000 era a única abordagem existente para corrigir a doença em seus estágios mais avançados.

A técnica de crosslinking fortalece o tecido corneano, impedindo que a deformidade aumente e a doença progrida. Ela consiste na aplicação de riboflavina (vitamina B2) e luz ultravioleta com o objetivo de fortalecer as fibras de colágeno que compõem esse elemento do olho. Ajudando a estabilizar a progressão do ceratocone.

Anel corneano intraestromal  (Implante de Anel de Ferrara)

O Anel Intraestromal é o próximo passo para quem não consegue uma boa visão com óculos ou é intolerante às lentes de contato. Ele é um segmento de anel de acrílico que é implantado dentro da córnea com o objetivo de regularizá-la, ocorrendo também uma diminuição significativa  no grau do ceratocone.

Com isso, diminui o grau dos óculos, melhora a visão e diminui as distorções visuais. O anel exerce uma força centrífuga que aplana o centro corneano, normalmente muito elevado ou irregular. Além de aplanar o centro, os segmentos de anel têm arcos circulares que regularizam a córnea, tornando-a mais esférica.

Transplante de córnea (ceratoplastia)

Em casos mais graves, quando outras opções não são eficazes, um transplante de córnea (ceratoplastia) pode ser recomendado. Durante este procedimento, a córnea afetada é substituída por uma córnea doadora saudável.

Tratamento para ceratocone- Acompanhamento oftalmológico regular

O ceratocone geralmente requer acompanhamento oftalmológico regular para monitorar a progressão da doença e ajustar o plano de tratamento conforme necessário.

A abordagem de tratamento dependerá das necessidades individuais de cada paciente e da extensão do ceratocone. É importante que as opções de tratamento sejam discutidas com um oftalmologista especializado, que pode avaliar a condição ocular e recomendar o plano mais adequado para atender às necessidades específicas.

O diagnóstico precoce e a intervenção apropriada são cruciais para gerenciar o ceratocone de maneira eficaz. Por isso, não hesite em procurar uma das unidades do Hospital Yano, localizadas em Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional e inicia já o seu tratamento.

×