Consulta Oftalmológica para Catarata, como ela é feita?
Consulta Oftalmológica para Catarata como ela é feita

Você vem tendo dificuldade de ver as imagens com nitidez? Tudo começou a ficar esbranquiçado, amarelado, turvo ou embaçado? Pode ser que você tenha catarata. Esta é uma condição muito atribuída ao envelhecimento, no entanto, é uma doença ocular que acomete todas as idades, por isso, não deixe de passar por uma consulta oftalmológica para catarata.

A prevenção e o tratamento precoce são muito importantes para preservar a qualidade de vida e evitar complicações graves como a cegueira. Quer saber como a consulta oftalmológica para catarata é realizada? Continue lendo.

Como a catarata afeta a visão?

A catarata é uma doença que afeta a visão gradualmente à medida que a opacidade no cristalino (a lente natural do olho) se desenvolve. Ela pode atingir cada pessoa de maneira diferente, dependendo do estágio e da gravidade da opacidade do cristalino.

Uma das queixas mais comuns dos sintomas da catarata é a visão embaçada ou nublada, como se estivesse olhando através de um vidro embaçado ou de uma névoa, seguida da dificuldade em ver à noite. Há também os casos de visão dupla, especialmente quando olhando para objetos distantes.

Outros sintomas atribuídos a catarata são:

– Percepção das cores, tornando-as menos vibrantes (desbotadas) ou distorcidas.

– À medida que a catarata progride, pode se tornar mais difícil ler, costurar, fazer trabalhos manuais ou realizar outras tarefas que exijam visão detalhada.

– Mudanças frequentes nas prescrições de óculos para compensar as mudanças na visão.

– Algumas pessoas com catarata relatam ver halos ao redor das luzes, especialmente à noite ou em condições de pouca luz.

– A catarata pode reduzir o contraste entre objetos, tornando mais difícil distinguir entre diferentes tons de cor ou entre objetos e seus fundos.

Saiba mais sobre a catarata neste vídeo.

Quando ir a uma consulta oftalmológica para catarata?

Se você estiver experimentando qualquer um dos sintomas mencionados ou notar mudanças na sua visão, é importante passar por uma consulta oftalmológica para catarata para uma avaliação completa.
E ainda, se você tiver um histórico familiar de catarata, é importante realizar exames oftalmológicos regulares para monitorar qualquer desenvolvimento da condição. Ou se tem diagnóstico prévio de outras condições oculares, como diabetes ou glaucoma, pode ter um risco aumentado de desenvolver catarata e pode ser necessário monitorar mais de perto.

Como é feita a consulta oftalmológica para catarata

A consulta oftalmológica para catarata segue um protocolo padrão que inclui várias etapas e exames para avaliar a saúde ocular e determinar a presença e a gravidade da catarata.

De modo geral, na consulta oftalmológica para catarata o especialista fará perguntas sobre sintomas, histórico médico e familiar, medicamentos em uso e outras condições de saúde relevantes. Este processo é chamado de anamnese.

Em seguida, o oftalmologista realizará um exame visual completo, que pode incluir testes de acuidade visual para avaliar a nitidez da visão tanto de perto quanto de longe. Medirá a pressão intraocular para verificar se há sinais de glaucoma, uma condição ocular que pode estar associada à catarata.

Exames complementares na consulta oftalmológica para catarata

Durante a consulta oftalmológica para catarata pode ser realizados ainda exames complementares como:

– Biomicroscopia: Trata-se de um exame detalhado dos olhos usando um biomicroscópio para examinar as estruturas oculares, incluindo as lentes (cristalino) para identificar opacidades que podem indicar catarata.

– Teste de refração: Esse teste busca determinar a necessidade de correção visual com óculos ou lentes de contato.

– Exame do Cristalino: Usando um oftalmoscópio o oftalmologista examinará o cristalino para avaliar a presença e a gravidade da opacidade da catarata.

Diagnóstico e tratamento de catarata

Após a avaliação minuciosa na consulta oftalmológica para catarata, com o diagnóstico de  catarata confirmado. Observando como ela pode estar afetando significativamente a visão e qualidade de vida, o oftalmologista discutirá as opções de tratamento disponíveis, incluindo a cirurgia de remoção da catarata e a substituição do cristalino por uma lente intraocular artificial.

Vídeo sobre Lente intraocular:

Consulta oftalmológica para catarata de acompanhamento

Há casos em que o tratamento não é necessário imediatamente, podendo o oftalmologista recomendar consultas de acompanhamento regulares para monitorar a progressão da catarata e ajustar o plano de tratamento conforme necessário.

É importante comparecer a consultas oftalmológicas regulares, especialmente à medida que envelhecemos, para detectar precocemente quaisquer problemas oculares, incluindo a catarata, e receber o tratamento adequado para preservar a saúde dos olhos e a qualidade de vida.

Portanto, se você reside em Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, e Porto Nacional, procure uma de nossas unidades do Hospital de Olhos Yano e realize sua consulta oftalmológica para catarata.

Leia também:

Catarata: Sintomas e soluções. Saiba mais em nossa consulta especializada para catarata

Blefaroplastia (cirurgia de pálpebras): Procedimento para Rejuvenescimento das Pálpebras

Glaucoma: Conheça os sinais e agende sua consulta para glaucoma conosco

WhatsAppTelegramMessengerFacebookTwitterEmail
×