Está com dificuldade em ler aquele cartaz publicitário distante ou o menu do seu restaurante favorito – as letras ficam embaçadas ou distorcidas? Pode ser um claro sinal de que você precisa de uma consulta de grau de óculos.
Os distúrbios de visão podem atrapalhar o nosso dia a dia, gerar incômodo, fadiga ocular, dor de cabeça e dificuldade em realizar tarefas que exijam foco visual. E quando você perde qualidade da sua visão é fundamental realizar uma consulta de grau de óculos com um oftalmologista.
Além de identificar o tipo de distúrbio terá a confirmação se realmente precisa de óculos de grau e iniciará cuidados preventivos para outras doenças que podem levar à cegueira.
Por isso, hoje vamos te ajudar a entender melhor a importância da consulta de rotina e se você precisa de óculos de grau. Boa leitura!
Entenda o que é seu grau de óculos
Determinado após a consulta de grau de óculos, o “grau” refere-se à medida da correção visual necessária para problemas de visão específicos. Ele é determinado pelo oftalmologista, por meio de testes que avaliam sua acuidade visual e a capacidade de focalizar em diferentes distâncias.
E para quem precisa de óculos de grau, normalmente a prescrição é escrita em uma receita de óculos, indicando os valores específicos para cada olho, se necessário. Nela, o profissional incluirá informações detalhadas para a confecção dos óculos.
O grau de óculos pode aumentar?
Sim, o grau dos óculos pode aumentar ao longo do tempo, e isso é relativamente comum, especialmente em crianças e adolescentes, mas também pode ocorrer em adultos. Quem precisa de óculos para corrigir algum distúrbio visual precisa saber que existem várias razões pelas quais o grau pode aumentar, são elas:
Crescimento e desenvolvimento
A criança ou adolescente que precisa de óculos em decorrência de miopia (dificuldade em enxergar de longe) pode ter um aumento do grau. Isso ocorre porque nesta fase o olho ainda está em desenvolvimento, ou seja, à medida que o globo ocular cresce, pode ocorrer um aumento na miopia e esse fenômeno é conhecido como miopização progressiva.
Envelhecimento
Com o envelhecimento, especialmente a partir dos 40 anos, após a consulta de grau de óculos, muitas pessoas podem experimentar um aumento devido à presbiopia. A presbiopia é uma perda gradual da capacidade de focalizar objetos de perto, e é uma parte normal do envelhecimento. Isso muitas vezes resulta na necessidade de óculos de leitura ou bifocais.
Mudanças Hormonais
Alterações hormonais, como aquelas que ocorrem na gravidez é comum que provoque instabilidade no grau de quem precisa de óculos. Esse fato acontece devido à maior produção de um hormônio chamado progesterona, que por sua vez, afeta os níveis de colágeno no organismo.
E estas alterações podem causar mudanças na estrutura da córnea, deixando o grau mais instável neste período.
Fatores Ambientais e Estilo de Vida
Existem vários fatores ambientais que podem interferir no aumento do grau de uma pessoa que precisa de óculos, um deles é o uso excessivo de telas por longos períodos de tempo.
Quanto ao estilo de vida, temos a obesidade, o diabetes, a hipertensão e a própria predisposição genética que desempenham um papel significativo na saúde ocular e que podem influenciar no aumento do grau dos óculos ao longo do tempo.
Uma alternativa para estes casos, também pode ser a cirurgia refrativa.
Como saber o grau do óculos?
Se você precisa de óculos é importante entender que cada pessoa tem uma necessidade específica de correção visual, ou seja, um grau próprio, o que quer dizer que aqueles óculos disponíveis nas feirinhas podem não ser o adequados para o seu caso.
Por isso, é fundamental passar por uma consulta de grau de óculos e isso requer um exame oftalmológico realizado por um profissional de saúde ocular, especializado.
Em uma das unidades do Hospital de Olhos Yano, localizadas em Palmas, Araguaína, Gurupi, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional, você poderá agendar uma consulta para avaliar sua visão e determinar a prescrição de grau correta.
Consulta oftalmológica é importante?
Quem precisa de óculos de grau por causa de algum erro de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo), precisa ir a uma consulta oftalmológica com certa frequência, já que o grau muda e a visão fica prejudicada.
Porém, para além de atualizar o grau dos óculos, a consulta regular com o oftalmologista é importante para prevenir muitas doenças, principalmente as que causam cegueira como o glaucoma e a catarata.
Normalmente, a indicação da consulta de grau de óculos é de pelo menos uma vez no ano para fazer uma revisão. No entanto, essa periodicidade pode ser alterada de acordo com a saúde da vista e com a idade.
Portanto, se você reside em Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, e Porto Nacional, procure uma de nossas unidades do Hospital de Olhos Yano e cuide da sua saúde ocular.