Quem tem miopia tem um desejo, quase universal, de abrir os olhos e ver o mundo claramente sem precisar dos óculos de grau ou lentes de contato. E para muitas pessoas a realização deste sonho é possível com a cirurgia para correção de miopia, um dos erros de refração mais comuns.
A cirurgia para correção de miopia, também conhecida como cirurgia refrativa, é uma intervenção oftalmológica inovadora que oferece uma solução duradoura utilizando uma técnica avançada que permite aos pacientes experimentarem uma visão clara, muitas vezes sem a necessidade de óculos ou lentes de contato. Quer saber mais? Continue a leitura.
Entendendo a Miopia
A miopia, também conhecida como dificuldade em enxergar de longe, é um erro refrativo comum que ocorre quando o globo ocular é muito longo em relação à curvatura da córnea (forma do olho). Isso faz com que a luz se focalize na frente da retina, em vez de diretamente sobre ela. Como resultado, as imagens de longe são percebidas como borradas ou desfocadas.
Técnicas de Cirurgia para Correção de Miopia
A cirurgia refrativa é feita com o uso de lasers especiais, aplicados na córnea, corrigindo assim as alterações físicas responsáveis pela refração incorreta dos raios de luz. É um procedimento rápido e indolor e minimamente invasivo, realizado com a aplicação de anestesia local, apresentando altíssimas taxas de sucesso na correção de miopia.
Leia também: Riscos da Cirurgia Refrativa
As duas principais técnicas utilizadas na cirurgia de correção de miopia são a LASIK (Laser-Assisted In Situ Keratomileusis) e a PRK (Photorefractive Keratectomy). Ambas utilizam o laser para remodelar a córnea, mas diferem na abordagem da superfície corneana, por exemplo:
LASIK para Miopia
Este procedimento permite elevada percentagem a independência dos óculos de grau ou lentes de contato de quem escolhe ser submetido a ela. Basicamente, um flap superficial é criado na córnea. Após levantar este flap, o laser é aplicado para remodelar a camada subjacente da córnea, corrigindo a miopia. O flap é então reposicionado, promovendo uma recuperação mais rápida.
PRK para Miopia
Diferentemente do LASIK, na técnica PRK, a camada mais externa da córnea (o epitélio) é removida. O laser é então aplicado diretamente na superfície da córnea para corrigir a miopia. Após o procedimento, uma lente de contato terapêutica é utilizada para proteger a córnea durante a cicatrização.
Quem Pode se Beneficiar da Cirurgia?
Bem, é importante saber que nem todos os graus de miopia podem ser corrigidos com segurança por meio dessa cirurgia refrativa. A cirurgia para correção de miopia é mais indicada para pessoas com uma prescrição óptica estável, ou seja, grau fixo há algum tempo, ter mais de 18 anos e possuir uma espessura corneana adequada.
Logo, passar por uma avaliação detalhada com um oftalmologista para determinar a elegibilidade para a cirurgia é um fato importantíssimo, apenas através dessa avaliação será possível verificar se a cirurgia é apropriada para o seu caso.
Considerações Finais
Com a tecnologia avançada de hoje, a cirurgia para correção de miopia oferece uma significativa melhoria na qualidade de vida, permitindo aos pacientes uma visão clara sem a dependência de óculos de grau ou lentes de contato.
Procurando cirurgia refrativa em Palmas/TO?
No Hospital de Olhos Yano, unidade Palmas, utilizamos o Excimer LASER wavelight EX500 da alcon, o equipamento dispõe da plataforma para Cirurgia Refrativa customizada/Personalizada, que permite corrigir irregularidades e imperfeições visuais como a miopia com altos índices de sucesso.
Ainda tem dúvidas sobre a cirurgia para correção de miopia? Entre em contato e agende uma consulta com o oftalmologista. Ele além de avaliar a sua adequação para o procedimento, fará orientações e discutirá os riscos e benefícios específicos da cirurgia refrativa.