Uma boa higiene no tempo de tela pode ajudar a diminuir o risco de miopia

Miopia é a condição em que as pessoa têm boa visão de perto, mas enxerga com dificuldade à distância. Até 2050, 52% da população mundial sofrerá com essa condição, segundo a Organização Mundial da Saúde. Celulares, tablets e computadores, são apontados entre os principais culpados pelo aumento nos casos de miopia no mundo.

A miopia causa problemas não só devido aos danos diretos à retina, mas também por aumentar o risco de catarata e glaucoma – e, em casos extremos, levar à cegueira. Neste período de pandemia, e maior exposição às telas, os olhos das pessoas precisam de mais atenção e cuidado (incluindo as crianças).

Diminuir esse tempo de exposição, intercalando com atividades ao ar livre e pausas diminuem os riscos. Lembre-se, descansar é imprescindível. Confira mais algumas dicas valiosas, que ajudam muito, se colocadas em prática.

1 – Olhe para longe: algumas vezes por dia, tente direcionar o olhar para outra direção mais longe, de preferência. Assim os olhos descansam.

2 – Faça pausas: a cada duas horas olhando para telas, faça 15 minutos de pausa. Isso dará aos olhos a chance de descansar e se hidratar.

3 – Pisque mais: quando estamos lendo algo, tendemos a diminuir as piscadas. Isso acaba cansando a vista, que fica ressecada. A cada 20, 30 minutos usando dispositivos eletrônicos, faça uma pausa e dê piscadas mais demoradas.

4 – Beba mais água: os olhos ressecados são bem desconfortáveis e podem ser sinal de falta de água. Cuide da hidratação de dentro para fora.

5 – Reduza o brilho: brilho muito intenso da tela cansa a vista. Assim como a tela muito escura também não é indicada.

6 – Ajuste a tela: aumente a letra do texto ao usar computadores e celulares. Assim, forçará menos a vista na hora da leitura.

7 – Dê espaço aos olhos: mantenha uma distância de pelo menos um braço da tela. Também evite manter o celular muito próximo do rosto para evitar a fadiga ocular. Quanto mais próxima a tela, mais esforço seus olhos farão para focar o objeto.

8 – Visite regularmente seu oftalmologista: se você costuma usar muito computadores, a orientação é procurar um especialista uma vez por ano para ver como está sua visão.

Recent Posts