Visite regularmente o seu oftalmologista

Quantas vezes por ano você vai ao médico oftalmologista? Se a resposta for “somente quando sinto algum desconforto”, saiba que a recomendação é de que seja, ao menos uma vez por ano, e não apenas em tom emergencial, para prescrição de óculos ou lentes. Ainda que você enxergue perfeitamente bem e não sinta nenhum desconforto visual, é importante procurar o especialista para verificar como está a saúde dos seus olhos.

As visitas ao oftalmologista são fundamentais para prevenir doenças que causam perdas progressivas da visão e podem, inclusive, levar à cegueira total. Algumas doenças são silenciosas e muitas vezes, identificadas só pelo profissional. Como é o caso do glaucoma, que faz com que ocorra uma perda irreversível da visão, podendo evoluir para cegueira. Com o diagnóstico precoce, essas mazelas podem ser tratadas, prevenindo a diminuição da capacidade de enxergar.

É importante visitar um médico capacitado, para prevenir ou diagnosticar precocemente tumores oculares.  Qualquer ferida que surja nas pálpebras, por exemplo, pode ser um câncer; na conjuntiva, que é o tecido que recobre a parte branca dos olhos, ou mesmo dentro do olho, causando o câncer intraocular, que pode acometer crianças, bebês e adultos.

O desenvolvimento da capacidade de enxergar acontece aproximadamente até os sete anos de idade e, normalmente, quando não acontece da forma correta, seja por erros refrativos (miopia, hipermetropia e astigmatismo) ou outros problemas como a dificuldade para enxergar bem com os dois olhos e possível estrabismo, dificilmente a visão terá um desenvolvimento perfeito posteriormente. Portanto, a única maneira de saber se a visão da criança está adequada é por meio de uma consulta e de exames feitos pelo oftalmologista.

O ideal é que você procure um especialista uma vez por ano, mas se você apresenta alguma alteração na visão, ou tem 40 anos ou mais,  as visitas ao oftalmologista podem ser mais frequentes. Nessa faixa etária é comum o aparecimento da presbiopia, mais conhecida como vista cansada. Com ela, a pessoa passa a ter dificuldades para enxergar objetos a curta distância. O glaucoma também tem maior incidência a partir dos 40 anos de idade.

Visitar seu oftalmologista regularmente é imprescindível para garantir uma boa visão, além de assegurar melhores resultados na prevenção e tratamento de qualquer doença ocular.

E aí? já marcou a sua consulta? A prevenção é sempre o melhor remédio. Cuide da sua visão para continuar enxergando o melhor da vida.

Recent Posts